Inicial < Informações turísticas < Balneário Camacho

 

   

BALNEÁRIO CAMACHO

     
IMAGENS
Vista aérea
Barra aberta
Praia
Praça do samba
 

Uma paisagem litorânea diferenciada atraem visitantes para um dos balneários mais conhecidos do litoral jaguarunense. Com 3100 metros de orla marítima de águas límpidas e areia fina é o sexto maior em extensão.  

 

Uma das características que o difere dos demais balneários é a estreita costa, fator ocasionado pelas extensas dunas que começam no balneário Dunas do Sul, praia anterior a esta. Como não há planície costeira e nem vegetação de restinga para manter os escombros fixos as dunas são comandadas pela ação do vento e do mar, gerando grandes montes de areia que avançam até bem próximo da orla marítima.

 

Este fato juntamente com a perda da vazão natural ocasiona o constante fechamento do canal que faz ligação da lagoa do Camacho com o mar impedindo que ocorra a entrada de cardumes de peixes e a mistura benéfica de água e nutrientes. Quando isso ocorre, é necessário um trabalho de reabertura, serviço realizado por uma draga.

 

Ótimos para o sandboard (surf na areia), o alto das dunas também propiciam um visual panorâmico de toda a praia e do farol de Santa Marta, importante sinalizador dos parcéis do Campo Bom, que são lajes de pedra que afloram em alto mar e que já ocasionaram o naufrágio de vários navios.

 

O canal Barra do Camacho, divisa de Jaguaruna com o município de Laguna, é famoso internacionalmente por um acontecimento histórico: Giuseppe Garibaldi, em 15 de julho de 1839, após ter naufragado no Rio Pardo caminha até os parcéis do Campo Bom junto com sua tripulação e ali tomam outra embarcação, o Seival. Entrando pelo canal da barra e navegando pela lagoa de Santo Antônio chegam até o centro da cidade de Laguna, onde surpreendem as forças imperiais que os esperavam em mar aberto junto ao canal da barra da cidade. O episódio ficou conhecido como a tomada de Laguna.

 

As praias e festas atraem muitos visitantes para a localidade, além dos bares e restaurantes que oferecem frutos do mar e música ao vivo.

 

 
COMO CHEGAR
Para quem chega ao centro do município de Jaguaruna, via BR 101, o acesso, com 19 Km de extensão, estará à esquerda, pela rodovia SC 487,

Jaguaruna.com 2003-2012