Inicial < Informações turísticas < Balneário Dunas do Sul

 

   

BALNEÁRIO DUNAS DO SUL

     
IMAGENS
Vista aérea
Balneário
Praia
Pinheiros
Lagoa Encantada
Sambaqui Laranjal
Sambaqui Encantada
Sambaqui Garopaba
 

Localizado ao norte do município, Dunas do Sul, possui 7 km de linha litorânea. Na sua extensão há grandes dunas, lagoas, sambaquis e uma formação geológica que modifica a paisagem do litoral jaguarunense.

 

Os costões que predominam em Santa Catarina se encerram no município de Laguna. A partir desse ponto iniciam praias com grande faixa de areia. Essas faixas de areias também não são uniformes, devido à formação geológica espalhadas irregularmente. Na área que compreende a praia do Cardoso até metade do balneário Dunas do Sul predominam grandes dunas perpendiculares ao mar. Em direção ao sul inicia a planície costeira com praias planas, pequenas dunas e pinheiros espalhados pela encosta.

 

  

Há cinco mil anos, povos indígenas habitaram a área que compreende parte do território jaguarunense. As evidencias são os grandes sambaquis que estão espalhados no balneário, entre eles, o maior do mundo. Os sambaquieiros deixaram entre um amontoado de conchas artefatos, restos alimentares e mortais. No balneário existem cinco sítios arqueológicos. Próximo ao loteamento está o Lagoa Encantada, em direção norte localizam-se Laranjal I, II e III e próximo ao balneário Camacho, o Sambaqui da Garopaba do Sul, intitulado o maior do mundo.

 

 
COMO CHEGAR
O balneário está localizado a 13 Km do centro da cidade entre a praia do Camacho e Vila Paraíso. A entrada é pela SC 487 (Centro – Camacho) ou através da SC 442 (Centro - Arroio Corrente). Para chegar ao balneário basta entrar na estrada geral para o Laranjal, via que interliga as duas rodovias, em seguida ir em direção ao loteamento Dunas do Sul.

Jaguaruna.com 2003-2012